Dezembro 17, 2017

Cultura

S DobrasProporcionar a troca de experiências entre profissionais das mais diversas áreas do design editorial brasileiro é a principal aposta do projeto "S+ Dobras", iniciativa que vai ocupar o teatro da Caixa Cultural Brasília entre os dias 4 e 7 de julho de 2017. As inscrições podem ser feitas de 12 a 25 de junho, pelo site www.salazz.cc/sdobras

Composto por oficinas e palestras, o evento criado em 2014 propõe uma interessante construção de diálogo para se pensar o papel do designer no mercado profissional. O projeto retroalimenta o mercado editorial e de impressos brasileiros, por meio de uma programação completa e imersiva no universo da produção de livros.

Durante quatro dias, os interessados vão poder participar gratuitamente das atividades que trarão à capital profissionais de destaque da área. O objetivo final é que os participantes consigam seguir seus próprios caminhos no design, seja atuando em uma editora reconhecida ou montando a sua própria, de maneira independente.

Diretora de arte da extinta Cosac Naify e atual sócia da editora paulistana UBU, a designer Elaine Ramos abre a programação na terça-feira (04/07) com a palestra "O design e a produção de publicações impressas no Brasil - História e Mercado atual". No encerramento, marcado para a sexta-feira (07/07), Márcia Signorini, diretora da Signorini Produção Gráfica e arquiteta, vai compartilhar com os participantes o tema "Produção gráfica para objetos especiais".

Entre as oficinas listadas na programação estão uma de tipografia como elemento fundamental no design de livros, produção gráfica, publicação de livros e design editorial (veja quadro abaixo).

O período de inscrições para as oficinas do projeto S + Dobras será de 12 a 25 de junho. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 29 de junho, no site do evento. O projeto S + Dobras é resultado da parceria entre as empresas baianas Voulta e Giro Planejamento Cultural e conta com o patrocínio da Caixa e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO S + Dobras

DIA
D DATA
H HORÁRIO
A ATIVIDADE


Terça-feira
0 04/07
1 10h às 12h30
PPalestra de abertura – O Design e a produção de
p publicações impressas no Brasil / História e
mercado atual – com Elaine Ramos

Terça-feira
0 04/07
1 14h às 17h
OOficina - Design editorial, do texto ao objeto – com E Elaine Ramos e Luciana Facchini (fases I)

Terça-feira
0 04/07
1 18h às 21h
OOficina – A tipografia como elemento fundamental no design de projetos gráficos do livro – com Paulo Chagas


Quarta-feira
0 05/07
1 10h às 13h
OOficina - Design editorial, do texto ao objeto – com
Elaine Ramos e Luciana Facchini (fases II e III -
encerramento)

1 14h às 17h
Quarta-feira
0 05/07
1 18h às 21h
OOficina – A tipografia como elemento fundamental no design de projetos gráficos do livro –
com Paulo Chagas
Quinta-feira
0 06/07
1 10h às 13h
P Produção Gráfica para livros com projetos e
especiais – com Marcia Signorini

1 14h às 17h
1 18h às 21h
O Oficina - Publique Livros, Crie Editoras (Pulce) –
com João Varella (Lote 42)

Sexta-feira
0 07/07
1 10h às 13h
OOficina - Publique Livros, Crie Editoras (Pulce) –
com João Varella (Lote 42)

1 14h às 16h30
P Palestra de encerramento - Produção gráfica para oobjetos especiais – com Marcia Signorini

Oficinas:

Oficina: Design editorial, do texto ao objeto
Ministrantes: Elaine Ramos e Luciana Facchini
Duração: 9 horas
Número de vagas: 25
Sobre: Um livro não é apenas um portador neutro de um texto, mas um objeto que direciona a sua leitura. Dar forma a um conteúdo é como dotá-lo de timbre, de volume, de ritmo e pode ser uma oportunidade para o designer de se posicionar em relação a ele. Um livro pode ser convidativo, pode ser repulsivo, pode facilitar a leitura ou pode inviabilizá-la. O tema deste workshop é a relação entre projeto gráfico e conteúdo, as inúmeras abordagens possíveis de um designer frente a um texto.

Oficina: A tipografia como elemento fundamental para o projeto gráfico do livro
Ministrante: Paulo Chagas
Duração: 6 horas
Número de vagas: 25
Sobre: História da tipografia e do livro: apresentação de uma linha de tempo ilustrada da tipografia e do livro. Tipografia hoje: produção digital contemporânea; fundições e fontes nacionais e internacionais; fontes pagas e gratuitas; ferramentas de desenho de tipo; literatura sobre o assunto.
Princípios básicos de desenho tipográfico: breve introdução ao desenho de letras e às suas classificações. Estudos de caso: análise de livros selecionados que utilizam a tipografia como ponto de partida fundamental de projeto.
Fatores técnicos no uso da tipografia: através de exemplos atuais, análise mais aprofundada do uso da tipografia digital no projeto gráfico do livro contemporâneo; como o desenho tipográfico pode influenciar nas escolhas projetuais; tipografia como ferramenta de projeto; recursos tipográficos avançados.

Oficina: Produção Gráfica para livros com projetos especiais
Com Marcia Signorini
Duração: 6 horas
Número de vagas: 25
Sobre: O curso oferece conceitos da produção gráfica editorial abordando os temas descritos abaixo e visa fornecer aos participantes caminhos e possibilidades para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos na área, que tenham como premissa recursos gráficos especiais e não padronizados:
- O caminho do livro dentro de uma editora e o seu desenvolvimento junto aos designers;
- O papel do produtor gráfico;
- Apresentação das partes dos livros e as possibilidades dentro de cada uma dessas partes, a "anatomia dos livros";
- Etapas de produção: pré-impressão, impressão e acabamento;
- Tipos de livros;
- Conceitos e dicas sobre o aproveitamento de papel;
- Equilíbrio orçamentário;
- A escolha da gráfica e outros parceiros;
- A escolha e tipos de papéis;
- Como fazer uma especificação técnica para pedir orçamentos.

Oficina: Publique Livros, Crie Editoras (Pulce)
Ministrante: João Varella
Duração: 6 horas
Número de vagas: 25
Sobre: Este curso oferece um panorama de como administrar a criação de um livro e uma editora. As aulas apresentam todo o processo de edição – da seleção de original à distribuição – e as novas oportunidades oferecidas pela tecnologia.
O conteúdo é de natureza teórica, porém os alunos serão convidados a fazer exercícios práticos ao final de cada encontro. O curso capacita os participantes a conhecer a fundo os mais modernos e eficientes métodos e técnicas de edição de um livro.

Sobre os instrutores

Elaine Ramos é designer atuante na área cultural e sócia da editora paulistana UBU. Foi, por 11 anos, diretora de arte da Cosac Naify, onde projetou centenas de livros e coordenou a edição dos títulos sobre design. Nesse período organizou, com Chico Homem de Melo, a Linha do tempo do design gráfico no Brasil, um volume que reúne mais de 1600 imagens e traça um panorama inédito da produção nacional. Foi também co-curadora da exposição Cidade Gráfica, no Itaú Cultural em São Paulo e é membro da Alliance Graphique Internationale (AGI).

Luciana Facchini é designer gráfica, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), em 2000. Trabalhou na editora Cosac Naify entre 2005 e 2009. Dirige desde 2010 seu próprio estúdio, com trabalhos focados na área de cultura, especialmente na área editorial e de exposições, com clientes como Instituto Moreira Salles, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Sesc, VideoBrasil, entre outros.

Paulo André Chagas é designer gráfico e arquiteto formado pela FAU/USP. Teve seu trabalho premiado na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG – Associação dos Designers Gráficos do Brasil – em 2013 e foi o ganhador do 1º Prêmio Latinoamericano al Diseño Editorial em 2014. Foi finalista de melhor capa de livro de 2015 na premiação 50 Books | 50 Covers, promovida pela Aiga – The American Institute of Graphic Arts. Sua fonte tipográfica foi exposta na Bienal Ibero-americana de Design de 2010, na Bienal de Tipos Latinos em 2012 e na Bienal da ADG. Trabalhou na editora Cosac Naify de 2008 a 2015 e agora tem seu estúdio, Bloco Gráfico, em São Paulo, com mais 2 sócios.

Marcia Signorini é arquiteta, mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade; é diretora da Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial e também professora da Universidade do Livro, da Fundação Editora da Unesp, onde ministra periodicamente cursos presenciais e à distância sobre esse tema.
João Varella é jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, e fundador da editora Lote 42e da Banca Tatuí. Colaborou com diversos veículos de comunicação, como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e portal R7. Vencedor de prêmios como Jovens Talentos da Indústria do Livro, Sebrae de Jornalismo e Proyectando Valores. É autor dos livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, A Agenda e Curitibocas: Diálogos Urbanos.

Serviço - S+ Dobras
Data: De 4 a 7 de julho
Local: Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia no site www.salazz.cc/sdobras
Inscrições: O período de inscrições para as oficinas do projeto S + Dobras será de 12 a 25 de junho. A divulgação dos selecionados está prevista para o dia 29 de junho, no site do evento.
Número de vagas por oficina: 25
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA
www.caixa.gov.br/caixacultural
Realização: Voulta
Produção: Giro Planejamento Cultural
Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Do portal www.umnomecomunicacao.com.br

United Kingdom Free Bets Bookmakers
Revew WillHill Here 100% bonus

Ladbrokes check here

Review Betfairclick here bonus