Janeiro 18, 2018

Cultura

naopeloEsculturas hiper-realistas e surrealistas da exposição "ComCiência podem ser vistas pelo público a partir do dia 21 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, no Distrito Federal. As obras, de autoria da artista australiana Patricia Piccinini, ficam no CCBB da capital federal até o dia 4 de abril.

A primeira exposição individual de Patricia Piccinini no Brasil vai ocupar todos os espaços do CCBB. "ComCiência" mostra esculturas que levam o público a refletir sobre natureza, arte e ciência. Entre as figuras hiper-realistas estão esculturas diversas, como uma forma agigantada, parecida com uma macaca que amamenta um bebê, e um menino que observa o mundo de cima de uma série de cadeiras empilhadas. Além da mostra, a programação conta com um passeio de balão às 16h30 do dia 20 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios. A organização também vai promover uma palestra aberta ao público com Patricia Piccinini, às 19h30 do dia 23 no Teatro I do CCBB. Para participar, é preciso retirar senha que será distribuída uma hora antes do evento.

O percurso da exposição é repleto de surpresas e subversões de sentido. O visitante que quiser ir além da visualização das obras conta com um audioguia que permite ouvir os sons, as respirações e até a linguagem das criaturas concebidas pela artista australiana. “A ideia é permitir que se tenha uma ideia da essência desses personagens”, explica o curador da exposição, Marcello Dantas. Ele concebeu o sistema da exposição com a colaboração estreita da artista.
Em uma das alas da exposição foi criada uma espécie de garagem onde estão reunidas máquinas que fazem referência à forma humana. A organização da exposição afirma que todo o centro cultural será tomado pelas bizarras obras da artista, como esculturas, relevos e desenhos. “É como se você tivesse entrado nesse circo, nessa casa mal-assombrada”, afirma Dantas. O curador acrescenta "[a arte de Patricia] seria uma obra pessimista se esses seres não estivessem repletos de amor."

Patricia Piccinini é uma das grandes revelações da arte contemporânea da Austrália. Suas obras relembram esculturas de Ron Mueck que, entre 2014 e 2015, exibiu suas esculturas no Rio e em São Paulo. Piccinini cria as obras em seu estúdio, em Melbourne, onde tem ateliês para produzir as mais diversas partes dos corpos de suas peças. Unhas, peles e cabelos são criadas com extrema precisão para se assemelhar com aquilo que copiam.

“Sou interessada em descobrir o sentido do que é ser humano no âmbito da engenharia genética e da biotecnologia e como essas tecnologias influenciam a maneira como nos relacionamos com o mundo", descreveu Patricia Piccinini.

"ComCiência", de Patricia Piccinini
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22
Data: 22 de janeiro, aberta ao público
Informações: (61) 3108-7600
Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Ingresso: entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
De 21 de janeiro a 04 de abril
Curadoria: Marcello Dantas.

G1

United Kingdom Free Bets Bookmakers
Revew WillHill Here 100% bonus

Ladbrokes check here

Review Betfairclick here bonus